Atendimento Psicopedagógico

O que é

O Programa de Atendimento Psicopedagógico da Faculdade Arthur Thomas visa oferecer atendimento psicoterapêutico, psicopedagógico e de orientação vocacional, aos alunos, professores e membros do corpo técnico-administrativo da Instituição, de forma que contribua para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, por meio de um trabalho informativo, de orientação individual e/ou grupal e de suporte psicoterapêutico em caráter preventivo para a saúde mental.

O Programa atenderá queixas escolares (dificuldade de aprendizagem, desatenção), conflitos afetivo/emocional, de relacionamento interpessoal e familiar, conflitos relacionados ao trabalho (stress, problemas de relacionamento, treinamento para entrevista de emprego), de orientação vocacional, e pessoas com problemas de doenças físicas e mentais, entre outros.

Poderá ainda, auxiliar na identificação e avaliação das necessidades educacionais dos alunos, de forma a colaborar com os professores e Coordenadores de Cursos, assim como, de todos os envolvidos com a Instituição.

Entende-se que, por meio do desenvolvimento dos indivíduos que integram a Instituição, sua organização e seu funcionamento, pode-se melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem, ajudar na ressignificação de possíveis sofrimentos e despertar potencialidades a fim de obter sucesso profissional e manter-se no mercado de trabalho.

O serviço atenderá aos alunos e funcionários que desejarem voluntariamente se submeter às sessões terapêuticas, mas também, casos específicos quando encaminhados pelo corpo docente e/ou orientação acadêmica, tais como alunos com dificuldades acadêmicas e de relacionamento.

Ao verificar necessidade, o Coordenador do Programa poderá realizar o encaminhamento para profissionais e serviços especializados.

Como Funciona

Os atendimentos serão realizados na sala de atendimento psicopedagógico da Faculdade Arthur Thomas de acordo com as demandas espontâneas ou encaminhamentos feitos pela Coordenação dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

Os horários disponíveis para a realização dos atendimentos serão estabelecidos a cada semestre, pelo Coordenador do Programa. Os atendimentos deverão ser agendados, preferencialmente, fora do horário de aula ou de expediente do usuário.

O enquadre terapêutico, apesar de se caracterizar pelo serviço de apoio e aconselhamento, mais do que pelo tratamento psicológico propriamente dito, seguirá os moldes da clínica psicológica, assegurando o sigilo das informações e relatos prestados pelos pacientes, a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, considerando as normas do Código de Ética do Profissional Psicólogo.

O diagnóstico, intervenção, indicação de necessidade, frequência e continuidade dos atendimentos são de responsabilidade do profissional que estiver atuando à frente desse serviço.

Responsável

Coordenadora: Amanda Luvizotto
Psicólogo (CRP 08/17254)

AGENDAMENTOS:
(43) 3031-5050 (Tecle 3) SAE – Setor de Atendimento ao Estudante